Páginas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Lolita: Vestir arte europeia

Lolita é um estilo de rua japonês que surgiu nos anos 80 em Tóquio. É baseado na era vitoriana, mas também inclui influências do rococó ao steampunk (em tendências mais recentes). 

O objectivo do look é ter uma imagem semelhante a uma boneca vitoriana (saia em balão, meias, acessórios e chapéus para o cabelo, etc.) e transmitir uma mensagem de modéstia. Existem cerca de dez sub-estilos desta moda, desde sailor, clássica, gótica, punk e até militar.


Página de uma edição da Gothic and Lolita Bible vol.39, um livro que mostra novidades e dicas em como vestir Lolita, publicada no Japão.  Fonte: Google


Além das influências históricas, uma nova moda surgiu nos designs das roupas lolita em 2012/2013: A possibilidade de vestir quadros de artistas europeus. Por exemplo, este vestido tem como saia a imagem do quadro do pintor irlandês Daniel Maclise, "Undine".


Undine, de Daniel Maclise
O quadro usado num vestido. Fonte: Google


Este estilo tem crescido na Europa, principalmente desde a chegada do comércio online. Apesar das peças poderem ser bastante caras para as principiantes, existem várias páginas e grupos de facebook onde podem arranjar peças em segunda mão. O conselho mais frequente é ter a máxima atenção, pois a procura da roupa chama a atenção de burlões por toda a internet.

Quanto à moda onde podemos vestir os artistas da nossa história, é sem dúvida uma oportunidade para os amantes de arte poderem vestir a sua paixão. Porque não levar um vestido destes numa visita ao Louvre, por exemplo? Podem consultar a página Hello Lace, para saber mais sobre a moda, neste link

Sem comentários:

Enviar um comentário